9ª SINFONIA DE BEETHOVEN

6 (quinta-feira), dezembro, 2018 - 20:00 - 21:30

Classificação: Livre – Musical

A Orquestra Sinfônica da Unicamp encerra sua temporada de 2018 com uma celebração à alegria. Sob a direção da maestrina da OSU, Cinthia Alireti, a famosa Nona Sinfonia de Beethoven reúne, para sua execução, dois coros convidados (Collegium Vocale Campinas e Madrigal Vivace Jundiaí), um quarteto solista formado pelos cantores do Ópera Estudio Unicamp: Beatriz Esposito (soprano), Rafaela Haddad (contralto), Clóvis Português (tenor) e Leandro Cavini (barítono) e a própria Orquestra Sinfônica da Unicamp. Serão mais de 100 músicos dividindo o palco em dois concertos grandiosos.  A Nona Sinfonia é considerada uma das obras mais importantes do gênero por ter sido a primeira obra orquestral a incluir vozes na sua composição, ou seja, é a primeira obra coral sinfônica. Porém, a popularidade desta obra nos dias de hoje pode explicada pela simplicidade do tema do exuberante movimento final, que se tornou uma das melodias mais tocadas da história e ficou conhecido quase como um hit-parade da música clássica dos meios de comunicação. O que geralmente fica esquecido ao longo dos anos é que os versos da Ode a Alegria (An die Freude), escritos pelo poeta alemão Friedrich Schiller e escolhidos por Beethoven para integrar esta sinfonia, podem ser interpretados de duas maneiras radicalmente diferentes: a primeira, como propaganda política em homenagem a Friedrich Wilhem II, rei da Prússia, ao qual foi dedicada esta obra, e a segunda, como um hino revolucionário à liberdade, fraternidade e igualdade de todos os homens, ou seja, uma homenagem a todos os preceitos da Revolução Francesa que eram desprezados pelo rei. Talvez sejam essas interpretações politicamente distintas que torna essa obra tão atual e viva ainda nos dias de hoje, produzindo ecos que alcançam sociedades do mundo inteiro.

Pontos Venda: UNICAMP – CIDDIC

6 (quinta-feira), dezembro, 2018